segunda-feira, 2 de março de 2009

Ações de graça, adoração e louvor



É muito comum encontrarmos alguém confundindo louvor com música, ações de graças, adoração, animar pessoas com celebrar ao Deus vivo e eterno. Mas a Bíblia nos mostra bem claro e definido todos esses termos. Ações de graças, louvor e adoração são distintos e como tal devem ser tratados de forma diferente, principalmente, quando sabemos que são ações voltadas e direcionadas ao nosso Deus, que não nos confundiu com qualquer coisa, nos escolheu e nos separou para sermos verdadeiros adoradores.

· AÇÕES DE GRAÇAS: Atitude de gratidão por um benefício recebido.
· LOUVOR: Caráter de Deus, quem Ele é.
· ADORAÇÃO: Refere-se diretamente a santidade de Deus.

1. O SIGNIFICADO E PROPÓSITO DE AÇÕES DE GRAÇAS
Ações de graças expressam a gratidão que temos por Deus em relação a todos os benefícios que Ele fez, faz e fará por nós. Ações de graças e louvor devem ser tratados distintamente pois existem diferenças que não podemos esquecer.
· Ações de graças é uma expressão do Novo Testamento;
· Louvor é uma expressão do Velho Testamento;
· Ações de graças pode ser realizado em privacidade, são referenciados no idioma Grego;
· Louvor usado em Hebraico tem conotação de ser público e aberto;
· Ações de graças ocorrem quando nos dirigimos a Deus em oração;
· Louvor ocorre quando agradecemos a Deus publicamente.

Ações de graças é uma expressão de gratidão (Sal 13:6) Confissão de bênçãos, Sair ao Encontro (Sal 95:2), Sacrifício a Deus, submeter a carne (1 Tes 5:18)
Na cultura do Velho Testamento a palavra usada para "obrigado" era "louvor". No grego do Novo Testamento a palavra "obrigado" é CHARIS relacionada à graça.

“AÇÕES DE GRAÇAS É APROPRIAR-SE DA RESPOSTA PARA A GRAÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.”
Nós devemos dar graças
· 1 Tes 5:16-19 >> Esta é a vontade de Deus para nós; · Nem tudo que acontece em nossa vida vem de Deus; · 1 Joa 3:8 - Jesus veio para destruir as obras do mal, então o mal tem agido entre nós;· Joa 10:10 - As obras do mal são: matar, roubar e destruir; · 1 Tes 5:18 - dar graças EM todas as coisas e não POR todas as coisas.
Ex: 1 Ped 2:24 - dar graças em meio as enfermidades; Exo 15:26 - Damos graças pelas respostas de Deus aos ataques de Satanás.

PODEMOS DAR GRAÇAS PELA PALAVRA DE DEUS, AÇÕES DE GRAÇAS MOVEM A NOSSA FÉ E NOS PREPARAM PARA O MILAGRE.

Ações de graças são frutos do Espírito
Efe 5:17-20 - Ações de graças é uma expressão da plenitude do Espírito; V. 17 - devemos entender a vontade de Deus, estar cheio do Espírito; v. 19 - como completar a vontade de Deus; Não peça para ser cheio do Espírito se você não dá graças a Deus com freqüência;
Mat 12:34 - se o coração está cheio de ações de graças, isto virá a sua boca; A unção do Espírito continuamente está manifesta nas ações de graças que vem pela nossa boca.

Devemos preparar o homem interior para o que Deus faz no Espírito
Sal 100: 4-5 - entramos na presença do Senhor com ações de graças; Fil 4:6-7 - Suplicas e ações de graças; Ações de graças devem preceder tudo o que fazemos. Ações de graças é um passo preliminar para uma grande fé; é impossível relacionar as bênçãos de Deus sem que o homem interior seja fortalecido em fé.

Ações de graças fortalecem a fé
Quando começamos a ser gratos, enumerar o que Deus tem feito, não demora muito para nos alegrarmos com o que Ele pode fazer agora. Dar testemunho do que Deus tem feito irrita Satanás. Paulo fez isso. Fil 4:6 - Paulo fazia isso regularmente. Todas as orações de Paulo começavam com ações de graças Rom 1:8 - "primeiro, eu agradeço ao meu Deus por todos vocês" Efe 1:16 - "eu não cesso de dar graças a Deus por vocês" Fil 1:3 - "Eu agradeço ao meu Deus por todas as lembranças de vocês" 1 Tes 1:2 - "Nós damos graças a Deus sempre por todos vocês" 2 Tim 1:3 - "Graças a Deus".
Joa 6 - Jesus Deus exemplo, antes dos milagres (5 mil pessoas foram alimentadas).

Ações de graças ativam milagres
Jesus agiu como homem, mas sob o poder do Espírito Santo operando em sua vida. Ats 10:38 - Deus ungiu Jesus com espírito e poder e Jesus fez milagres como homem. Ações de graças acionavam a habilidade do Espírito em Jesus para fazer milagres. Joa 11 - Jesus levanta Lázaro, Jesus agradece e dispara o gatilho para o grande milagre do seu ministério.

Ações de graças foram o prelúdio dos milagres na vida de Jesus. Luc 17 - os leprosos curados; V 15, a palavra usada para o que voltou foi SOZO, salvação do corpo e alma. O milagre da salvação veio através da gratidão do leproso.

Ações de graças perpetuam os milagres em nossa vida
Se estamos dispostos a dar graças a Deus nas circunstâncias, não importando quão mal possamos estar, iremos mover fé em nosso espírito e nos prepararemos para os milagres de Deus.

Por: Miguel Levy

Nenhum comentário:

Postar um comentário